Este, é o autor de um dos livros didáticos que lemos durante o ano letivo. ''Histórias de Tio Jimbo'' foi escrito por Nei Lopes, quer conhecê-lo melhor?
Ӝ̵̨̄
Nascido em maio de 1942, Nei Lopes, mesmo estando pouco presente sobre os holofotes da mídia, é cantor, campositor e cada vez mais escritor. Colabora, por exemplo, com crônicas para revistas e jornais cariocas.
Compõe e até innterpreta suas própias músicas, e produz ótimos sambas. Está Ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro e Vila Isabel.
Já escreveu e apresentou alguns programas de Televisão, sendo eles:
“Pagode” (Rede Globo, 1987);
“Dia Nacional do Samba” (Manchete, 1988);
“Presença Negra”(TV-E, Rede Brasil, 1995);
e “Saravá, Tio Samba”(Idem, 1996).
Nei Lopes é um defensor ativo do movimento pela igualdade de direitos da raça negra e vem, desde os anos 90 esforçando-se pelo rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB, em parcerias com músicos como Guinga, Zé Renato, Fátima Guedes e Moacyr Luz. Esforço esse que culminou com sua participação no projeto “Ouro Negro”, em homenagem aos maestro Moacir Santos. O trabalho resultou em cinco elogiadas letras, escritas para canções do homenageado, gravadas em CD por Milton Nascimento, Gilberto Gil, João Bosco, Djavan e Ed Motta.
Você pode acompanhar novidades de Nei Lopes em seu blog: Meu Lote - Nei Lopes
0 comentários:
Postar um comentário